Osho, conhecido por suas opiniões revolucionárias, esclarecedoras e iluminadas, sem se preocupar em contradizer a si mesmo, questiona os fundamentos de nossas resoluções de mais um ano que se inicia.
OSHO, SE ALGUÉM FIZESSE APENAS UMA RESOLUÇÃO DE ANO NOVO, O QUE VOCÊ SUGERIRIA?
ANURAG, ESTE E SOMENTE ESTE PODE SER A RESOLUÇÃO DO NOVO ANO: Eu resolvo nunca fazer quaisquer resoluções porque todas as resoluções são restrições para o futuro. Todas as resoluções são prisões. Você decide hoje para amanhã? Você destruiu o amanhã.
Permita que o amanhã tenha o seu próprio ser. Deixem-no vir à sua maneira! Deixem-no trazer os seus próprios dons.
A resolução significa que só permitirá isto e não permitirá aquilo. Resolução significa que você gostaria que o sol nascesse no oeste e não no leste. Se ele se levantar no leste, vocês não abrirão suas janelas; vocês manterão suas janelas abertas para o oeste.
O que é resolução? A resolução é luta. A resolução é ego. Resolução é dizer: “Eu não posso viver espontaneamente.” E se não se pode viver espontaneamente, não se vive de todo – só se finge.
Portanto, que haja apenas uma resolução: Eu nunca farei nenhuma resolução.
Largue todas as resoluções! Que a vida seja uma espontaneidade natural. A única regra de ouro é que não há regras de ouro.
Traduzido do original “Walk Without Feet, Fly Without Wings and Think Without Mind“, cuja tradução livre é: “Andar sem pés, voar sem asas e pensar sem mente”, obra ainda não traduzida na íntegra para o português.